domingo, 12 de fevereiro de 2012

ROM: CyanogenMOD 9.1 (4.0.4)

É isso aí povo. A Samsung não vai liberar o Ice Cream Sandwich oficialmente para o Galaxy S.

Mas quem liga? O pessoal da CyanogenMOD está fazendo uma ROM novinha em folha para o I9000 e o pessoal da teamhacksung está possibilitando que ela também venha para o I9000B!


Ao instalar a ROM, pode ocorrer a perda de IMEI do celular. Veja aqui um tutorial de como restaurar o IMEI.

Características da ROM:

Versão do Android: 4.0.4
Tipo: Custom ROM
Principais Customizações: Nova Bootscreen; Equalizador; Gestos no App de mensagens; Muda de música com botões de volume; Tela de bloqueio diferenciada, entre outras.

Não funciona FM nem TV.

Imagens: (Mestre Android e xda) 








Antes de instalar:

  • Faça backup de seus contatos, mensagens e registros de chamada. Recomendo o Super Backup ou o Backup to Gmail
  • Faça backup de seus aplicativos com o Titanium Backup
  • Faça backup de seus arquivos, copiando o conteúdo dos cartões de memória para um computador.
  • Remova o SD Externo e o SIM (Cartão de Memória e Chip), por precaução. (Obrigado Thayso, por me lembrar deste detalhe!)
  • Faça backup da pasta /efs (Mais detalhes aqui)

ATENÇÃO: O processo de instalação dessa ROM é um pouco diferente das demais e envolve o Recovery Mode. Para saber o que é o Recovery Mode, clique aqui.




Prossiga para a instalação:
Continua



  • Faça o download da ROM e do GApps (Google Apps):

      
                                  (Link Alternativo)

  • Plugue o celular no computador (Armazenamento de arquivos);
  • Coloque todos os arquivos baixados acima na raiz de seu cartão SD Interno  (não o externo!);
  • Remova o celular do computador.



Instruções de instalação - ClockworkMod Recovery:

  • Faça o download do arquivo "ICS_Kernel.tar";

  • Coloque o celular em Modo Download e conecte-o no computador com o cabo USB;
  • Faça o download do Odin;
  • Abra o Odin, clique em PIT e carregue o arquivo "s1_odin_20100512.pit"
  • Clique em PDA e selecione o arquivo do CWM;
  • Deixar apenas "Auto Reboot", "F.Reset Time" e "PDA" selecionados;
  • Clique em Start. O telefone começará a dar "loops". Retire a bateria.

Instruções de instalação - CyanogenMOD:


  • Entre no modo Recovery (Volume Up + Home + Power)*
OBS: No meu celular o modo recovery da CWM custa várias tentativas para entrar. Se com você acontecer isso, não desista, uma hora ele entra!
  • Faça todos os Wipes: 
  • Selecione "wipe data/factory reset" e confirme, descendo até o "Yes".
  •   Selecione "wipe cache partition" e confirme, descendo até o "Yes".
  • Selecione:  "mounts and storage" - "format /system" - "Yes"


    (Navegue com os botões de Volume e selecione com o botão Home)
    • Selecione:
    • 1. "install zip from sdcard" - "choose zip from sdcard" - cm-9.0.0-galaxysbmtd.zip - "Yes"
    • 2. "choose zip from sdcard" - gapps-ics-20120317-signed.zip - "Yes"
    • 3. +++++Go Back+++++ - reboot system now
    • Seu celular irá reiniciar e atualizar o sistema.

    Pronto! Agora seu Galaxy S possui a CyanogenMOD instalada!


    OBS1: O acesso ao cartão externo se dá pelo caminho: /mnt/emmc/
    OBS2: Para problemas com falta de espaço baixe e instale esse zip pelo CWM

    55 comentários:

    1. Boa Noite!

      Lucas, fiz o processo exatamente como está escrito acima e realmente tudo funciona perfeitamente, exceto a minha conexão com a CLARO, o celular reconhece a rede mais não consegue conectar, nem faz nem recebe ligações e não conecta na internet tb...

      Vc pode me ajudar???
      Adorei essa rom e gostaria muito de poder usá-la.
      Vlw

      ResponderExcluir
    2. Eu estou pensando em fazer essa atualização, mas vi em alguns blogs que você corre o risco de perder o IMEI do aparelho. Eles recomendam que antes de fazer a atualização, faça um Backup da pasta /efs que é onde ficar guardado o IMEI.

      ResponderExcluir
    3. Essa rom 4.0.3 funfa show, o único problema é a perda do imei, eu estou procurando em vários lugares mais ainda não encontrei uma forma legal de como fazer o backup da pasta efs.

      Assim que eu encontrar eu posto um link aqui pra vcs tb.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Gleison, desculpe a demora, estou apertado com as coisas aqui.

        Vou postar um tutorial de como recuperar o IMEI já já (:

        Excluir
      2. Está aqui: http://i9000b.blogspot.com/2012/03/tutorial-recuperando-o-imei.html

        Agora você vai poder usar a ROM direitinho :D

        Excluir
      3. Vlw Lucas brigadão. Já tõ usando a rom e tá funfando bem pra caramba.

        Excluir
    4. Lucas vc já testou a BUILD 17??? Estive dando uma olhada, quero ver se vale a pena instalar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não testei ainda, pois não sabia que já estava nela :/
        O tópico que eu estava seguindo parou de ser atualizado, valeu por dar um toque!

        Já vou atualizar os links, é sempre bom ter a última Build (:

        Excluir
      2. Eu estou acompanhando o tópico dos caras do brasildroid.

        Excluir
    5. Build 17 testada e aprovadíssima... Muito boa valeu Lucas.

      ResponderExcluir
    6. Lucas, vc tem algum tuto de gps off free???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Desculpe a falta de informação, mas o quê é isso? :S

        Excluir
      2. algum GPS que funcione OFF sem precisar se conectar a internet para pesquisar mapas, e que seja grátis...

        Excluir
      3. Vixe, grátis eu não sei não :/

        Excluir
    7. o meu fica reiniciando e indo no cwm

      ResponderExcluir
    8. lucas qual os benefícios dessa ROM? vc prefere a 2.3.3 da smsung ou o 4..4 da cyanogemmod?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Com essa ROM meu celular está uma maravilha!
        Os travamentos que aconteciam com as ROMS anteriores não acontecem mais, além de o celular ter ficado com um visual bem bacana.

        Entre ficar com uma ROM Stock ou ir para uma Cyanogen, eu prefiro a CyanogenMOD, por fazer você tirar mais proveito do seu telefone.

        Se você não quiser colocar a CGM 9 por ela ainda estar em desenvolvimento, instale a CGM 7.2, que vem com Android 2.3.7, excelente também.

        Excluir
    9. não, é que assim eu leio muito no celular e achei a interface do aldiko( da google play) diferente do aldiko que ja vem na rom 2.3.3 original,queria saber se tem como vc posta o apk do aldiko que vem na 2.3.3. pois caso tiver mudarei para essa rom com certeza, e mais uma coisa cara eu te amo, pq eu fui instalar uma ROM e deu erro, achei que tinha perdido o celular, mas graças a rom froyo que vc postou eu recuperei ele, obrigado mesmo!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha, um jeito que eu ACHO que daria certo de se obter o apk Aldiko é ou com o Lucky Patcher ou com o Titanium Backup. Vou pedir que você faça isso pois estou sem muito tempo para voltar à ROM 2.3.3 e fazê-lo. Aí vai:

        Para ambos os métodos é necessário que você tenha ROOT no telefone.

        1ª Tentativa: Lucky Patcher

        • Baixe-o: http://dl.apktops.com/app/201206/Lucky_Patcher_1.8.0.apk
        • Execute-o e procure pelo Aldiko
        • Selecione-o e clique em "Abrir Menu dos Patches"
        • Clique em "Criar APK Modificada"
        • Selecione "APK com Anúncios do Google removidos"
        • O novo apk será salvo na pasta SDCard/Lucky Patcher/Modified
        • Guarde-o em seu computador, instale a nova ROM e execute o apk.

        Para garantir, faça pelos dois métodos!

        2ª Tentativa: Titanium Backup (Vai precisar também do Lucky Patcher)

        • Baixe o Titanium Backup (Pode ser da Google Play mesmo)
        • Instale o Lucky Patcher e abra o aplicativo
        • Procure pelo Titanium Backup
        • Selecione-o e clique em "Abrir Menu dos Patches"
        • Clique em "Patch Personalizado!"
        • O Titanium agora vai estar com uma estrelinha no lado direito
        • Abra o Titanium
        • Vá em "Backup/Restauração"
        • Localize o Aldiko e clique nele
        • Clique em "Backup"
        • O Backup fica salvo na pasta SDCard/TitaniumBackup

        OBS: Isso cria um arquivo de backup que é lido pelo titanium, não um apk. Portanto, para instalar o Aldiko, instale primeiro o Titanium e restaure o aplicativo.


        Espero que um desses métodos dê certo!
        Boa sorte!

        Excluir
    10. nossa lucas, muito obrigado mesmo, ja é a segunda vez que vc me ajuda, muito obrigado!!!! vou testar se der certo na quarta eu te aviso.

      ResponderExcluir
    11. Lucas meus parabéns, mais uma room funfando a todo vapor.

      ResponderExcluir
    12. Obrigado, seu blog salvou o meu Galaxy

      ResponderExcluir
    13. Rodando perfeito aqui SGS1! Só um problema, nao aparece o icone "Meus arquivos", assim como vou entrar na memória interna e externa, instalar apks e mover pastas.. ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah é, não sei por qual razão a ROM ainda não vem com um gerenciador de arquivos.
        Eu uso o "OI File Manager", que é o que vem instalado na Cyanogen 7.

        Pode baixá-lo por aqui:
        https://play.google.com/store/apps/details?id=org.openintents.filemanager&hl=pt_BR

        Excluir
    14. Cara eu esquecir de colocar o .zip no sdinterno e agora como faço pra colocar ele! se ele nao sobe o android!!!?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Instala qualquer outra ROM pelo Odin (Pode ser a 2.2 que tem aqui), daí o telefone inicia e você vai poder acessar o SD Interno (:

        Excluir
    15. Lucas,
      Quando vc fala "Coloque todos os arquivos baixados acima na raiz de seu cartão SD Interno (não o externo!)"

      Quer dizer pra colocar na pasta "/" ou "/sdcard" ??

      ResponderExcluir
    16. Comigo deu o mesmo problema, quando eu tento compiado .nv_data ele fala q não tem espaço suficiente.

      ResponderExcluir
    17. No Super Manager não consegui apagar a pasta /efs, eu apagava e os arquivos voltavam. Mas mesmo assim tentei restaurar o backup da /efs original. Mas falava que o espaço não era suficiente.

      Tive q voltar para o 2.3.3, não consegui restaurar o IMEI do celular usando CyanogenMOD 9 (4.0.4.

      ResponderExcluir
    18. Ai pessoal, vou passar uma dica q talvez de certo (pelo menos pra mim deu). Na primeira vez q fui instalar o CyanogenMOD 9 (4.0.4) eu perdi o meu IMEI. O q eu fiz.
      Voltei o meu cel pro 2.2 e depois pro 2.3.3. Quando fui instalar novamente o CyanogenMOD 9 (4.0.4) eu TIREI O SIM CARD E O CARTÃO SD EXTERNO do celular. Com isso o meu celular ficou com o IMEI novamente.
      Espero q de certo pra todo mundo tmb.

      ResponderExcluir
    19. depois de ter feito a instalação ele inicia e fica na tela com Galaxy S e o logo do cyanogen (mod) embaixo e não sai disso... já voltei pra 2.2 e fiz tudo de novo e nada .
      Usei o ultimo build do nigtly : cm-9-20120916-NIGHTLY-galaxysbmtd.zip
      sera que é o kernel ?
      valeu !

      ResponderExcluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    21. ai lucas o meu ta reiniciando toda hora de pois q eu atualizei ele,uma coisa primeiro teria aguma coisa aver pq eu coloquei ROM e do GApps na memoria interna do celular e depois eu coloquei na externa teria aguma coisa aver ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tente fazer o processo exatamente como está descrito aí em cima.
        Coloque os arquivos numa pasta do SD Interno, instale o kernel e retire a bateria, ligue o celular no modo Recovery, instale a ROM e o GAPPs e reinicie o celular.

        Feito isso, seu celular irá iniciar certinho!

        Excluir
    22. Manim, queria muito uma ajuda sua, é o seguinte, eu possuo um Galaxy S GT-I9000B e quero muito colocar uma ROM (de preferencia a CM9), pois a que veio no meu smartphone é a STOCK 2.3.3, eu consegui fazer ROOT no meu celular, mais eu tou com medo de colocar uma ROM e dar algum problema, sei lá, ele ficar dando loop, travar na tela inicial.


      PERGUNTAS:
      1) o que eu não consegui entender é na hora que fala " Clique em Start. O telefone começará a dar "loops". Retire a bateria. ", ele vai ficar dando loops, ai eu desconecto ele do pc e depois tiro a bateria, ou eu tiro a bateria sem desconectar do pc ?, me ajuda, por favor!

      2) essa ROM, eu estou tirando desse site "http://i9000b.blogspot.com.br/2012/02/rom-cyanogenmod-9-beta-403-build-14.html#axzz29QX8ix6e", eu posso intalar primeiro a KERNEL, e continuar com a minha ROM STOCK ? , depois quando criasse coragem, eu iria colocar a minha ROM.

      3) Como instalo esses MODENS ?, eu posso instalar isso na CM9 ? essa desse site que eu te mandei ?

      ME ajude, por favor, tou muito afim de colocar essa ROM, mais tou meio com medo, vlw

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Respostas:

        1. Ao clicar em Start no Odin, ele vai instalar o Kernel com o Clock World Mod (CWM), necessário para instalar a CyanogenMOD. Só retire a bateria e o cabo do celular quando estiver dando loop na tela inicial, NUNCA enquanto estiver instalando uma ROM ou Kernel.

        2. Depois de instalar esse kernel, você tem que instalar a nova ROM, pois ele vai fazer o telefone iniciar em loops (não vai carregar o android que você tinha instalado)

        3. Baixe outro modem só se os que vieram com a ROM não estiverem funcionando direito.

        Excluir
    23. Fiz o update, embora meu cel perdeu o IMEI e reseta sempre que bloqueio a tela.. alguma solução ?

      ResponderExcluir
    24. eu baixei esse nova ROM estavel cm-9.1.0-galaxysbmtd que tinha no site liberada ai fiz todo o ,processo q diz corretamente,so que agora quando aquando vou para o modo Recovery ele nao é feito perfeitamenta na instalação da ROM,ele meio que morre.
      pode me dizer alguma coisa ou devo voltar pra outra ROM.

      ResponderExcluir
    25. NAO CONSIGO BAIXAR O Google Apps PQ? ESTA APARECENDO PAGINA NAO ENCONTRADA.. AJUDA AÍ. QUALQUER COISA DEIXA O SITE NA MENSAGEM, DAI EU SO COPIO E COLO NO NAVEGADOR.. VALEU

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O Link principal está dando erro, mas tem esse aqui também:

        http://goo-inside.me/gapps/gapps-ics-20120317-signed.zip

        Boa sorte, espero que goste da Cyanogen!

        Excluir
    26. RPZ VALEU INSTALEI CERTINHO.. MAS ESTOU COM UM PEQUENO PROBLEMA, ESTOU SEM SINAL DE REDE MOVEL. JA FUI EM CONFIGURAÇOES DE REDES E TODA VEZ Q EU ESCOLHO ESCOLHA DE REDE MANUAL OU AUTOMATICA, APERECE ERRO DE REDE!!!

      PODE MIM AJUDAR MAIS UMA VEZ

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É porquê perdeu o IMEI do celular. Veja aqui como você pode recuperá-lo:
        http://i9000b.blogspot.com.br/2012/03/tutorial-recuperando-o-imei.html

        Excluir
    27. Boa tarde.....
      Meu nome é Thales, sou novo na instalação de ROM, e ao revisar o que fiz de errado verifiquei que ao instalar o "ClockworkMod Recovery" com o arquivo "ICS_Kernel.tar"; eu deixei clicado a função "Re-partition", resultado não consigo sair da tela do CWM - based Recovery.
      Na primeira tentativa segui a instalação por inteiro (ou seja, instalei o cm-9.0.0-galaxysbmtd.zip e o gapps-ics-20120317-signed.zip.
      Quando reinicia, retorna a tela CWM - based Recovery.
      Alguém poderia me ajudar com esse problema?



      ResponderExcluir
    28. Desculpe, é a primeira vez que vou mexer na rom do meu celular e estou até com um certo medo de fazer algo errado. Esta rom está em português? Quando instalar os aplicativos, eles vem por padrão em qual idioma? Ela melhora de alguma forma o GPS do aparelho (ouvi falar que é um dos pontos fracos do i9000)? Um abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah, isso é normal!
        Sim, ela possui o idioma Português Brasileiro e os apps nativos vêm em portugês.
        Sobre o GPS, não posso te dizer muita coisa porquê não uso, mas conheço um Update que promete melhorá-lo:
        http://brasildroid.com.br/galaxy-s-i9000b-desenvolvimento/4613-gps-fix-geronimo-lll-i9000b-27-07-2012-a.html
        A Instalação deve ser feita do mesmo modo dos GApps.

        Lembre-se sempre: Faça um backup de TUDO, conforme escrito lá no passo a passo.

        Outra coisa: Da primeira vez, é normal que você esqueça alguma coisa ou faça algo errado. Você provavelmente vai achar que transformou seu celular num peso de papel, mas não se preocupe. Pra isso que existe a ROM Recovery (Tem aqui mesmo no Blog). Baixe-a e esteja preparado para qualquer imprevisto.

        OBS: Se você preferir, baixe a CyanogenMOD 10.0

        Excluir
    29. ola tenho uma replica do s3 com dois chips como nao tenho condisoes de comprar um original qeria saber se posso colocar essa rom nele e continuar a usar os dois chips

      ResponderExcluir
    30. pow mann vlw dps de 2 tentativas consegui na primeira a play store num tava pegando ai desisntalei....dps coloquei dnv so q perdi o IMEI i naum tinha feito backup agr fiz dnv i consegui vlw

      ResponderExcluir
    31. Só para constar para quem estiver preocupado como eu estava.
      Fiz atualização para o 4.0.4, não fiz o backup corretamente da pasta EFS e fiquei sem IMEI, busca muitas outras saidas, mas a que funcionou e fez meu IMEI voltar certinho, foi fazer a atualização para o 2.2 Froyo agora o cel ta bunitinho mas vou tentar ir novamente para o 4.0.4 ou para o 4.1. Obrigado blog

      ResponderExcluir
    32. Um lixo por que o "Google play Store" não vem instalado e eu instalo manualmente mais não funciona por que ele fica fechando affff horrível essa e a rom Jelly Bean

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cara, pra instalar a Play Store, você deve instalar os Google Apps corretos para a versão do Android que você flasheou!
        Caso contrário, a Play Store vai sempre parar de funcionar.

        Excluir
    33. Lucas, eu fiz a instalação toda, mas o meu touch não funciona e o celular desliga sozinho.
      Poderia me ajudar??
      Obrigada...

      ResponderExcluir