Dicionário Android

Essa é para você que está ingressando no mundo do Android! Abaixo está um dicionário com alguns termos úteis, que te ajudarão bastante com seu celular:


Termos Android

APK: Application Package File, é como se fosse um executável/instalador para Android
Cupcake: Android 1.5
Donut: Android 1.6
Eclair: Android 2.0/2.1
Froyo: Android 2.2
Gingerbread: Android 2.3
Honeycomb: Android 3.0/3.1/3.2
Ice Cream Sandwich: Android 4.0

Jelly Bean: Android 4.1



ROM ou Firmware: É o software de um telefone. Atualizar a ROM do telefone significa atualizar seu Sistema Operacional.
Custom ROM: É uma ROM Alterada/Melhorada/Customizada por comunidades sem ligação com os fabricantes ou relacionadas indiretamente, essas customização personalizam as ROMs do fabricantes visando acrescentar e liberar funcionalidades que os usuários acreditam ser pertinentes para uso frequente.
Retail: ROM original de um fabricante sem quaisquer alterações feitas por operadoras de telefonia.
CyanogenMod: Umas mais populares Custom ROMs que acrescenta diversas funcionalidades nos principais dispositivos, podemos citar: Firmware Android 2.3.7, Acesso Root liberado, Suporte à temas, além das otimizações de performance.
MIUI: É também uma ROM muito popular, porém se destaca pelas atualizações semanais baseadas na opinião do usuários, além disso possui um site exclusivo para traduções de Português dos Brasil.

Termos Procedimentos

Root: Quando se tem acesso root no Android, é possível acessar as pastas do sistema, fazer modificações no sistema e utilizar certos programas, como o "AdFree" e o "Titanium Backup Root".
Flashear: É o processo de trocar a ROM do aparelho: 
Tanto atualizar ~ Upgrade
Quanto retroceder a versão ~ Downgrade
Ambos os procedimentos são feitos através de um programa. Aqui utilizamos o ODIN.
Modo Debug: Esse procedimento é utilizado por Desenvolvedores para que o Android SDK (Emulador de Android para Windows/MAC/Linux) tenha acesso aos recursos do dispositivo e os aplicativos desenvolvidos sejam testados.
Modo Downloading: No momento que você precisa atualizar ou substituir a firmware do seu dispositivo, é preciso colocá-lo em Modo Downloading, ou seja, apto para receber um ROM/Custom ROM, geralmente esse modo é ativado pressionando Volume Baixo + Home + Liga/Desliga.
OTA: Over The Air – São atualizações de Android/Firmware dos Fabricantes, disponibilizados diretamente no dispositivo. Assim, pode-se atualizar o telefone diretamente pela rede de dados ou Wi-Fi.
LagFix: O lagfix corrige o atraso de performance do Galaxy S, causado devido ao sistema de arquivos adotado pela Samsung, o RFS. O Lagfix converte o sistema de arquivos RFS para o EXT2, que é mais rápido e eficiente.


SGS: Samsung Galaxy S
Retirado e adaptado daqui e daqui.